AVALIAÇÃO AMBIENTAL PRELIMINAR DE ÁREAS CONTAMINADAS

A avaliação preliminar de uma área consiste em um levantamento técnico in loco, para identificação de eventuais passivos ambientais. A forma que se sucederá a avaliação será de acordo com a realidade encontrada no local.
 
O passivo ambiental é decorrente de impactos não mitigados, gerados pelas atividades humanas. Pode-se considerar como um passivo ambiental, qualquer alteração na qualidade no meio ambiente em questão.
 
A importância de se identificar impactos ambientais ante a aquisição de um novo empreendimento, é devido às graves consequências que isso pode lhe causar. Ao adquirir uma área contaminada, o novo proprietário estará assumindo o passivo ambiental, ficando sob sua responsabilidade as ações penais e os custos com possíveis remediações. As despesas para a recuperação de áreas degradadas podem valer milhares e até milhões.
 
Vale ressaltar, que se identificado o passivo e mensurado o seu custo de remediação, este valor pode ser utilizado como forma de abatimento durante o processo de negociação de compra do bem.
 

  • Voltar
  • Compartilhe